Avançar para o conteúdo principal

Brownies de Chocolate


Ao tornar-me uma pessoa VEGAN (não na totalidade como vos explico aqui), comecei a procurar inúmeras receitas para  ter uma alimentação variada, rica em nutrientes e vitaminas e principalmente onde pudesse, de vez em quando, incluir aqueles pecados da gula que todos nós temos. 
Confesso que sou um bocadinho gulosa, apesar de me conseguir controlar e de ter as minhas rotinas bem definidas, não dispenso o docinho do fim de semana. 

Quando pensei em algo doce para este fim de semana, não hesitei e decidi que teria de ter chocolate, no entanto, não queria uma sobremesa muito pesada nem altamente calórica, pois como sabem o fim de semana passado já foi de grandes excessos (deixem-me que vos diga que a minha Páscoa foi cheia de doces aos quais não resisti 😬).

Continuando com o meu pensamento e fazendo uma grande pesquisa, decidi que uns Brownies eram perfeitos para a ocasião.

Inspirei-me no site Vegan.niinja, que tem óptimas receitas e decidi, com os ingredientes que tinha em casa, fazer uma receita muito semelhante a esta Brownies Vegan.
Apesar de ser uma sugestão Vegan, como não tenho um chocolate 100% vegan, a minha alternativa pode conter vestígios de lacticínios (apenas em quantidades mínimas).

A minha versão tem algumas alterações e posso-vos dizer que o resultado foi surpreendente. Eu própria não queria acreditar que os Brownies ficassem tão fofos e doces. A verdade é que chegam a dar água na boca só pelo cheirinho que deixam na cozinha. 

Aconselho-vos a experimentar e prometo que não se vão arrepender. Para os mais cépticos e que não são amantes de pratos vegan aconselho que provem porque o "risco" de não perceberem que se trata de uma sobremesa sem açúcar e farinhas é enorme.



Surpreendam-se ainda mais, quando vos disser que a base desta receita é de leguminosas, como feijões ou grão de bico, e que demora a preparar apenas 25 a 30 minutos.

Não acham maravilhoso?

Podem caprichar na apresentação e usar ingrediente com alguma textura crocante para colocarem por cima. Eu usei geleia de coco, amêndoa triturada e cacau em pó. 







   Receita 📋

Ingredientes:

200g de feijão vermelho
50g de Grão de bico
10 tâmaras sem caroço 
3 🥄 de sopa de manteiga de amendoim 🥜 (usei a crocante) 
2🥄 de sopa de óleo de coco derretida 
100g de chocolate negro🍫 derretido em banho Maria 
Aroma de baunilha (a gosto opcional)


Opções para decorar:

Amêndoas trituradas, amendoim, lascas de coco, Pepitas de cacau, geleia de cocô, xarope de agave, cacau em pó. 


         Modo de preparação 🍶


Inicialmente pré aquecer o forno a 160 graus e forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal. 

Numa trituradora  colocar o feijão e/ou grão e triturar. Acrescentar o óleo de coco e a manteiga de amendoim e continuar a processar até obter uma pasta espessa e grudenta. 

De seguida adicionamos os restantes ingredientes e continuamos a triturar.. 

O produto final é uma espécie de pasta tipo paté difícil de manusear. Por isso, vão precisar de uma colher para espalhar pequenas porções sobre o tabuleiro. 

Levar ao forno 25 a 30 min. a uma temperatura entre os 150 até máxima de 180 (dependendo do tipo de forno que usam). 

Devem retirar os Brownies do forno, quando aparentam estar ligeiramente cozidos. Isto porque,  após arrefecerem a massa vai assentar e  ficar húmida no interior. Não cozer em demasia, pois caso o façam o brownie ficará muito seco e desfaz-se facilmente. 

Experimentem e contém a vossa experiência 😉





Comentários