Avançar para o conteúdo principal

Cheesecake Vegan



Estou numa de experiências doces na cozinha e acreditem, fico completamente rendida ao Pinterest. É lá que me inspiro e que procuro ideias de receitas para recrear à minha maneira.

A elaboração desta sobremesa foi um grande desafio. E perguntam vocês, porquê? Ora, em véspera de Páscoa tinha em mente que, este ano, a mesa de doces teria de ter uma opção mais saudável, com produtos vegan, que fosse adequada ao momento, e que agradasse à maioria.

A exigência era grande, até porque a família está habituada aos bons doces feitos pela avó, que são de comer e chorar por mais.

Depois de muita pesquisa a escolha estava feita, porque não um cheesecake? Toda a gente gosta de cheesecake e não é um doce que a mesa costuma ter, por isso seria uma boa opção.

A minha fonte de inspiração foi o blog Cocoon Cooks, que tem receitas maravilhosas.
A receita do blog que podem ver aqui, é muito semelhante com a que usei para fazer a sobremesa que partilho convosco, no entanto, fiz algumas alterações tanto na base como na cobertura.


A base sugerida pela Cocoon Cooks é feita com tâmaras e amêndoas descascadas, Nesta receita decidi ser um pouco mais ousada e inclui, nozes, avelãs, amêndoas, passas, tâmaras e figos secos. Para a cobertura, optei por colocar um chocolate negro de pistácios, que no caso de conter vestígios de laticineos, tornará esta receita Vegetariana e não vegan.  E para a mistura de Caramelo salgado optei pela manteiga de amendoim em vez da manteiga de amêndoa.



Deixem-me que vos diga, a capa criada pelo chocolate depois de seco é tão crocante, que se distingue das restantes camadas desta sobremesa. Por isso, se aguardam a minha aprovação para incluir esta camada na receita a minha resposta é obviamente SIMMMM.

Vamos agora falar de camadas.
Esta receita leva 3 camadas diferentes, sou fã de todas elas, porém, a primeira camada designada de "Caramelo salgado" faz-me já babar por mais uma fatia de cheesecake. O caramelo é feito com a mistura de Tâmaras, manteiga de amendoim, óleo de coco, bebida vegetal, e sal. Mais à frente explico-vos todos os passos da receita.




Neste momento, devem estar a questionar-se acerca da única camada que ainda não referi aqui. Como é que ela é feita?
A maior parte dos cheesecakes levam ingredientes como leite, natas ou queijo. Pois bem, esta camada é feita à base de Cajus o que torna a nossa receita perfeita para quem é apreciador deste fruto seco. 

Não vos faço perder mais tempo com as minhas descrições, por isso aqui fica a receita, que em dia de festa, agradou a quase todos os membros da família. 









RECEITA  📋





Tempo de preparação: 1h30 min.

Porções:10 fatias pequenas 


INGREDIENTES: 


Base 


10 Tâmaras sem caroço 

4 figos secos 
300 gr de amêndoas, avelãs e nozes e passas


1ª Camada: Caramelo salgado

10 tâmaras sem caroço
2 colheres de sopa de Manteiga de amendoim (usei a crocante mas podem optar pela smoothie)
2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
2 colheres de sopa de bebida vegetal de amêndoa (podem utilizar outro sabor)
1/2 colher de chá de sal rosa


2ª Camada Creme de Caju

400gr de Cajus demolhados em água (durante a noite ou por um período mínimo de 4 horas)
250 ml de bebida vegetal (usei de amêndoa)
2 colheres de sopa de geleia de côco ou outro adoçante como Xarope de agáve.
70gr de manteiga de amendoim
Aroma de baunilha (sementes ou duas gostas de aroma liquido)
1 colher de chá de canela em pó

Cobertura

1 chocolate negro derretido em banho maria




MODO DE PREPARAÇÃO

Comece por colocar em água os Cajus. Deixe de uma noite para a manhã seguinte ou pelo menos quatro horas. 

Vamos iniciar a nossa tarte pela base e para isso, é necessário colocar todos os ingredientes num processador. Deve triturar tudo, de forma a conseguir uma textura granulada, para colocar na base, de seguida basta pressionar para ficar bem espalhada compactada a vossa forma de tarde (usem aquelas formas próprias que o podem remover facilmente, sem estragar a base nem o recheio).
Podem reservar o preparado anterior no frigorífico, enquanto preparamos a primeira camada de "Caramelo Salgado" 
Vão começar por processar as tâmaras (previamente devem demolhar certa de 5 min. as tâmaras em água quente para amolecerem e ficarem com textura mais aveludada) 
Após terem triturado as tâmaras acrescentem os restantes ingredientes pela ordem descrita em cima e voltem a processar até obter um creme tipo caramelo. 
Coloquem essa mistura na tarteira e espalhem homogeneamente. 

Voltem a reservar no frigorífico enquanto vamos preparar  a segunda camada, Creme de Cajus. 
No processador, vão igualmente, triturar os cajus até ficarem uma espécie de pasta sem grumos. De seguida, adicionem os restantes ingredientes e continuem com o processador ligado até obterem uma textura bem cremosa. 
No final basta verter a mistura por cima da de caramelo e reservar no frigorífico até ficar consistente. 

Por fim, derreter o chocolate em banho Maria e regar a tarte. Reservem no frigorífico até servir para manter a consistência do cheesecake. 





Comentários