Avançar para o conteúdo principal

Panquecas de Beterraba

Adoro variar os ingredientes nas minhas receitas, gosto de mudar as texturas as cores e os sabores dos meus pratos.
A beterraba é um óptimo ingrediente para isso, que durante muito tempo foi bem desconhecida por mim.
Quando era mais nova, nos meus jantares e almoços, sempre que a mesa tinha beterraba e eu até me inclinava para provar, diziam-me que tinha um sabor característico a terra e que certamente não ia  gostar, o que me convencia de que realmente eu não gostava deste legume.

O que é certo é que, quando cresci um pouco mais, a vontade foi maior que o receio e pude perceber que afinal não encontro o sabor a terra na beterraba e que considero um ingrediente bem agradável para as minhas refeições.

Utilizo em receitas como, saladas, mistura de legumes assados, hummus, sumos e panquecas. (se quiserem mais receitas de beterraba basta sugerirem lá em baixo 👇 nos comentários 😉) 

Para além disso, fiquei a saber que este ingrediente baixo em calorias e rico em ferro, vitaminas e sais minerais, tem ainda uma lista enorme de benefícios para a saúde, um dos quais um optimo poder antioxidante. 

Só boas razões para o seu consumo.. Correto?
 
Porém, apesar de eu não considerar que o sabor da beterraba seja desagradavel, existe muita gente que o acha e que não consegue adicionar este ingrediente na sua alimentação. 

A boa noticia é que é possível camuflar o seu sabor e abusar dos seus BENEFÍCIOS. 😋😋😋
A minha intenção foi criar uma receita em que o sabor tão característico da beterraba não estivesse presente para que todos a possam consumir.
As panquecas que vos apresento, são o exemplo disso mesmo, são saborosas, ricas do ponto de vista nutricional, cheias de cor e sabor. .. 

Vejam só!


Queiram experimentar por favor! Os vossos filhos vão adorar, pela cor, pela textura e pelo sabor. Para os mais crescidos, e para quem gosta de variar as refeições da manhã, aqui está uma receita maravilhosa que vai colorir a vossa mesa de pequeno almoço nestes dias de primavera. 













RECEITA 📝

Ingredientes 

1 dose (equivalente a 6 panquecas pequenas)

2 🥄🥄 sopa Farinha de aveia sabor a baunilha 
2 🥚🥚 (1 inteiro e uma clara) 
1/2 ☕ bebida vegetal à vossa escolha (usei bebida de arroz)
1/2 beterraba previamente cozida 
1/2 🍌Banana 

opcional 
xarope de agáve ou maple syrup ou outro adoçante à vossa escolha 


Modo de Preparação 🍶

Com a ajuda de uma varinha mágica, ou um processador de alimentos comece por misturar a banana e os ovos  acrescente a beterraba e a farinha de aveia. Por fim vá adicionando a bebida vegetal dependendo da consistência do vosso preparado acrescente mais ou menos deste ultimo ingrediente de modo a obter uma textura cremosa e não demasiado liquida. 

De seguida coloque uma frigideira anti-aderente ao lume, pincelada com um pouco de gordura (eu usei óleo de coco, mas podem usar azeite) deixe aquecer e coloque pequenas porções com a ajuda de uma colher. 
Vá virando a massa quando fizer pequenas bolinhas e sirva acompanhada de frutos secos, frutos vermelhos e/ou um dos toppings opcionais. 












https://3ccozinha.blogspot.pt/search/label/Cozinha%20Saud%C3%A1vel

Comentários