Avançar para o conteúdo principal

Pão Vegan de Banana e Abóbora





Este ano, o verão foi muito mais prolongado do que aquilo que esperávamos e por essa razão, aqueles miminhos de outono que tanto nos reconfortam, foram sendo adiados.
Lembro-me perfeitamente dos primeiros dias de Outono, em que o frio chegava de forma suave e era sentido, principalmente, ao inicio da manhã e ao fim da tarde, em que o sol parecia querer aparecer, mas o seu calor já não era suficiente para nos mantermos sem um agasalho. Aquelas noites, em que o sofá já pede uma mantinha, em que sabe bem uma sopinha e uma bebida quentinha.  
A verdade é que já estamos em Novembro, e sem sequer nos termos apercebido, parece que estamos no inverno.
A mudança foi tão repentina que nem tivemos tempo para nos preparar. Lá em casa passamos de um dia quente e bem solarengo, para um dia frio, que nos obrigou a recorrer rapidamente aos agasalhos mais quentinhos de inverno.
(Se me pusesse aqui a divagar diria que para mim foi estranho. Não gosto de mudar de estação como quem muda de canal de televisão, não gosto de passar de um extremo ao outro. Acreditem que, não me senti muito confortável ao recorrer as meus casacos bem grossos desta maneira. 
Decididamente, não sou de extremos.
Porém, é um facto que, gostando ou não, teremos de nos ir habituando à ideia de que as estações do ano se revoltaram, já não se respeitam umas às outras e que se manifestam de forma tão desorganizada que parece que vivem numa  anarquia tremenda.  

Ora! Para contrariar, estes recém chegados, dias cinzentos, frios e cheios de chuva, coloquei mãos à obra e decidi experimentar uma receita com os sabores típicos desta altura do ano. 

  • Abóbora 

  • Frutos secos, 

  • Canela.

Parece-vos bem?

Num rico domingo em família, em que para o lanche apetece sempre um docinho e sem ter o que fazer a uma abóbora gigante da quinta do avô, fiz uma pesquisa das melhores combinações destes ingredientes e o resultado parece-me bem apetitoso.

Usei dois copos de abóbora descascada, cozida e bem escorrida, usei ainda farinha de espelta por conter uma maior variedade de nutrientes e vitaminas em relação à farinha convencional de trigo. 
A Farinha de espelta é rica em vitaminas do complexo B e E e ainda disponibiliza cálcio, magnésio, zinco, ferro, manganês e selênio. Para quem tem uma alimentação vegan, esta opção acaba por ser mais rica nutricionalmente, no entanto poderão recorrer a outro tipo de farinha (aveia, trigo, ...)

Esta receita deve conter obrigatoriamente algumas especiarias, caso não as tenham lá em casa é possível que o vosso pão não fique tão saboroso, mas o resultado final é igualmente fofo e delicioso. 
Eu usei, canela, gengibre e noz moscada em pó, aquilo que as receitas em inglês chamam de "pumpkin spice". São sabores fortes mas deliciosos. Se não gostarem destas especiarias sugiro que coloquem apenas a canela.  

Para vos ajudar na  preparação do pão vegan sugiro que vão colocando na banca da cozinha todos os ingredientes que necessitam, de modo a que, seja mais fácil e rápida a organização nos diferentes passos da confecção.




Ingredientes

ingredientes secos:  

1 + 1/2 copo de farinha de espelta (podem usar farinha de aveia ou até mesmo farinha de trigo)
2 colheres de sopa  de açúcar de coco
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá sal
2 colheres de sopa de pepitas de cacau
3 colheres de sopa de nozes pecãns e amêndoas (ou outros frutos secos à escolha)
"Pumpkin Spice" (canela, gengibre em pó, noz moscada) qb. 

Ingredientes húmidos: 

3 c. sopa de bebida de aveia e chia (usei da marca Joya mas podem usar outra bebida vegetal à escolha) 
3 colheres de sopa de xarope de agáve
1 copo de  puré de abóbora (cozida e bem escorrida)*
1/2 limão sumo
1/2 banana madura
*a abóbora depois de cozida deve ser bem escorrida retirando por completo o excesso de água.

Modo de Preparação :

Antes de iniciar a preparação não se esqueça de pré-aquecer o forno a 185ºC e forrar uma forma rectangular de pão com papel vegetal.

Agora sim!


Comecem por combinar todos os ingredientes secos, excepto as pepitas de cacau e os frutos secos. As especiarias coloquei a olho, mas aconselho-vos a não abusar da noz moscada, nem do gengibre, uma colher de café de cada um para mim é o ideal. Já a canela, eu abuso sempre um bom bocado. Noutro recipiente, comecem por juntar a bebida de aveia, o açúcar de coco, a banana bem madura e desfeita, usei um garfo para ajudar,  o sumo de meio limão e o xarope de agáve. Envolvam muito bem e misturem no preparado anterior. Acrescentem as pepitas de cacau e os frutos secos picados grosseiramente e vertam o preparado para a forma. Por fim, levem ao forno durante 40 a 45 min ou até a massa estar completamente cozida (verificar com o teste do palito). 

Retirem do forno, desenformem e deixem arrefecer. De seguida podem fatiar e servir com compotas, manteiga de amendoim ou mesmo simples. 

Experimentem! 













Comentários